sexta-feira, 10 de junho de 2011

Avaliação do Curso 40 h - Introdução à Educação Gigital

 

 A inclusão no espaço digital é sem dúvida uma necessidade para quem quer estar a par das informações e ligado ao mundo de forma prática e rápida. Aprender a trabalhar com  o computador e tudo o que ele oferece é um grande desafio, mas para o professor que promove  a aprendizagem se faz cada dia mais necessário o domínio das tecnologias ligadas  a educação de forma a incrementar suas atividades pedagógicas. O curso 40h – Introdução à Educação Digital, embora tenha encontrado dificuldade de conciliar curso/trabalho/estudos, posso dizer que foi importantíssimo, que tudo o que se aprende nos auxilia de forma direta ou indiretamente nas atividades. Agradeço a Professora Magda e a Professora Claudete pela compreensão e por ter me aproximado um pouco mais do mundo tecnológico. 

Planejamento de aula na sala de informática


Escola:EEVIMA
Tema:Fontes de energia existentes no Brasil.
Série:Terceiro Ano do Ensino Médio
Turno:noite
Objetivo geral:
  • Pesquisar as principais fontes de energia existentes no Brasil 
Objetivos específicos:
  • Analisar as vantagens e desvantagens do uso dessas energias;
  •  Desenvolver no aluno a habilidade de pesquisa,construção de tabelas e postagens de imagens;
  • Explorar no aluno a habilidade  na digitação de textos na ferramenta Writer através do programa Linux Educacional implantado na escola. 
Desenvolvimento:
  1. Os alunos  irão até o laboratório de informática para realizar a pesquisa sobre as principais fontes de energia como:eólica,nuclear,solar,biomassa,fóssil, geotérmica,carvão mineral,petróleo e energia hidrelétrica;
  2. A pesquisa deverá ser efetuada em Sites e blogs encontrados na internet;
  3. Em outro momento,após concluída a pesquisa,voltarão para laboratório de informática e com o auxílio da ferramenta Writer,farão a introdução do tema e construirão uma tabela para a inclusão dos dados obtidos com suas respectivas imagens;
  4. Após concluir o trabalho,deverão salvar o documento no computador para posterior análise do professor.
OBS.:Para a realização desta atividade,serão necessários no máximo de três a quatro períodos de aula, incluindo a pesquisa e digitação.O plano de aula será aplicado pela professora Marisa Longo e pela academica  Arlete  Tomasi.

Blog como Ferramenta Pedagógica


A utilização de blogs na escola, além de facilitar a exposição e a divulgação dos trabalhos dos alunos, aumenta seu conhecimento tecnológico e é muito atrativo. O professor precisa estar inserido no mundo das tecnologias para que possa direcionar suas aulas de forma a mediar o conhecimento teórico e  prático, aproveitando os recursos que a internet oferece, reinventando o trabalho pedagógico e envolvendo mais os alunos.

Educação Infantil & Matemática: aproximações necessárias e possíveis.wmv

A matemática está incerida em nossa vida, desde os primeiros passos, é na infância que tomanos noção de grande parte de nossos dias futuros... veja como é bom ser criança! assista.

Avaliação da aula realizada com a ferramenta Impress

     O desenvolvimento da aula no impress ocorreu em duas etapas em virtude do tempo.
      Na primeira etapa,os trabalhos fluíram normalmente até o momento de salvar as tarefas,mas graça a ajuda das minhas colegas,conseguimos...
     Na segunda etapa,foi maravilhoso observar a capacidade,a criatividade e o envolvimento de cada um na realização das tarefas.
    Acredito que meus objetivos foram alcançados com êxito.Foi uma aula rica em conhecimentos em ambas as partes.

Parabéns, turma 212!!!

Projeto de aula Impress

Escola: E.E de Ensino Médio de Vila Maria
Disciplina: Física
Tema: A formação dos fenômenos naturais
Turma/turno: 2° Ano,Ensino Médio,noite
Objetivo: Responder  dúvidas e questionamentos dos alunos sobre os fenômenos da natureza
diante de tantos acontecimentos observados nos últimos anos e compreender sua relação com a vida humana.  
Desenvolvimento: Inicialmente os alunos farão uma pesquisa na internet de como se formam os ciclones,vulcões,furacões,tornados,tsuname,maremotos,chuvas,tempestades,neblinas e geadas.Após a pesquisa,os alunos irão trabalhar com a ferramenta impress na elaboração de slides  onde cada um deve conter o nome,como se formam e uma ilustração para os mesmos.
Conclusão e avaliação: Será avaliado a participação e o desempenho na realização dessa tarefa.

    Obs.:Esta tarefa será desenvolvida juntamente com Arlete Tomasi  .